Pular para o conteúdo principal

Delmiro Gouveia sob o olhar acadêmico.

Coletânea de trabalhos acadêmicos: artigos; dissertações; teses e revistas eletrônicas de cunho científico que se debruçaram sobre Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

ARTIGOS 
  • Delmiro Gouveia: a construção de um mito. Teima de Barros Correia. Cad. Est. Soe- Recife, v. 12, ri. 1, p. 25-62,jan./jun., 1996
        Para ler clique aqui.

 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO
  • Delmiro Gouveia e o processo educacional desenvolvido no núcleo fabril da pedra, no sertão de Alagoas (1902 – 1926). Edvaldo Francisco do Nascimento. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
        Para ler clique aqui.
  • O patrão, o contador e o empregado : Delmiro Gouveia nas biografias de Adolpho Santos e Lauro Góes (1940-1970). Karla Karine de Jesus Silva. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão, 2014.
        Para ler clique aqui.

TESES DE DOUTORADO
  • O senhor da Pedra: os usos de memória de Delmiro Gouveia (1940-1980). Dilton Cândido Santos Maynard. 314 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
        Para ler clique aqui.

Este artigo estará em constante atualização. Se souber de algum outro trabalho disponível em plataformas digitais sobre o Delmiro Gouveia, nos envie uma mensagem que atualizaremos a lista!


Viu primeiro aqui? Para referências, use:
VIEIRA, Felipe. Delmiro Gouveia sob o olhar acadêmico. Disponível em https://bloghistoriasertao.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entre memórias e redescobertas: o destino do torno mecânico "Vaca Velha"

SÉRIE: MEMÓRIAS DA ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO Atualizado em 01/12/2023 às 09h54 Conversas com o amigo Rubério. Era um final de semana de 2021 e numa visita para fotografar as obras de arte de Mestre Rubério no seu ateliê,  localizado em frente a antiga estação de trem da Estrada de Ferro Paulo Afonso no C entro Histórico de Piranhas/AL,  Rubério rememorou sobre seu saudoso pai, Pedro Fontes de Oliveira, mais conhecido como “Pedro de Joca”, torneiro mecânico e serralheiro na oficina da EFPA (1) . A antiga oficina, hoje, é o C entro de A rtesanato Arte e Cultura que é quase vizinho a seu ateliê onde produz e comercializa suas obras em madeira: s ão Carrancas e embarcações típicas do Baixo São Francisco, como a Canoa Chata, Canoa de Tolda e Catamarãs. Também,  os navios a vapor Tupã, Tupy, Tupigy e o lendário Comendador Peixoto e não podia faltar a “maria fumaça”. Mestre Rubério, nascido Rubério de Oliveira Fontes é um piranhense octogenário, artesão da arte em madeira, talvez o úni

"Delmiro Gouveia": o enredo que fez Unidos da Tijuca campeã do carnaval do Rio.

Em homenagem ao aniversário de 104 anos de morte do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia neste 10 de outubro de 2021, o Blog rememora um dos desfiles mais lembrados e marcantes da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, mas ainda pouco conhecido pelos delmirenses. A terceira escola de samba mais antiga do Brasil, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, ou simplesmente Unidos da Tijuca, foi fundada no Rio de Janeiro em 1931. Cinco anos depois, já era campeã de um desfile oficial, com o enredo "Sonhos Delirantes".  No entanto, a partir de 1936, um jejum de vitórias é amargado por quatro décadas.  Finalmente em 1980, após 44 anos na "segunda divisão" do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca vence o carnaval desse ano, somando 95 pontos e migrando do grupo 1-B (atual grupo de acesso) para o grupo 1-A (atual grupo Especial), levando para a Marquês de Sapucaí e  para o mundo,  a história do Industrial Delmiro Gouveia.  O Jornal do Brasil destac

Exposição Mestre Rubério: um artesão de Piranhas, ainda em cartaz.

Inaugurada em 4 de janeiro de 2020, a “Exposição Fotográfica e de Objetos Mestre Rubério: um Artesão de Piranhas”, retrata a vida e obra de Rubério de Oliveira Fontes, ou simplesmente Mestre Rubério. Piranhense e último remanescente da arte naval miniaturalizada em madeira do baixo São Francisco.  A exposição é um passeio visual pelas fôrmas, formas e modos de fazer de sua arte e tem o cenário paisagístico pitoresco de piranhas e o Rio São Francisco como palco da sua trajetória artística. Detalhe da bolina da Canoa de Tolda | Créditos: Felipe Vieira Tupan | Créditos: Felipe Vieira. Na exposição, o visitante além de conhecer a história e arte do homenageado, terá a possibilidade de interagir com a estrutura, num jogo de espelhos e luz, que reproduz cenários da cidade e do rio, tal qual, aqueles vivenciados pelo artesão. Rico em imagens, o ensaio fotográfico mostra em detalhes cada parte do processo de criação ao resultado final. Embarcações famosas no Baixo São Franci