Imagem: https://www.arte.tv/fr |
O documentário de duração de pouco mais de 12 minutos do canal ArteTV, teve como locações, cenários nas cidades alagoanas de Água Branca, Olho D’água do Casado e Piranhas, o programa Invitation au voyage (Convite para viajar), apresentou lugares por onde o famigerado Lampião passou.
Em Água Branca, os sons das cantigas populares e as cores da cidade nas cenas da feira livre e dos casarões em estilo colonial ilustram as tomadas. As gravações foram até a casa que na década de 1920 era a delegacia da cidade e que testemunhou um dos acontecimentos mais famosas da história do cangaço: o assalto a casa da Baronesa de Água Branca.
Rumo a Olho D’água do Casado, o guia Adalberto Inácio é o personagem dessa passagem, que apresenta para a Europa a figura do Vaqueiro, assim como o uso de plantas alimentares não convencionais usadas por Lampião e seu bando à época; táticas de sobrevivência e usos medicinais do Bioma Caatinga.
Já em Piranhas, o personagem é o guia e ator Fábio Moura, que conta a macabra passagem das cabeças cortadas. Nessa parte, a estética do cangaço é evidenciada na indumentária do personagem onde é filmado cada detalhe e cor. O fechamento são tomadas no Angico, local onde Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiro foram mortos.
A critica fica para a ausência de legendas no Português.
Para assistir clique aqui
Leu primeiro aqui? Para referências, use:
VIEIRA, Felipe. Documentário franco-alemão retrata lampião. Disponível em https://bloghistoriasertao.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano.
Comentários
Postar um comentário