Pular para o conteúdo principal

81 anos de Angico: obras raras sobre o Cangaço para baixar e ler.

Na manhã de 28 de julho de 1938, um misto de delação, estratégia e contextos que conspiravam em favor do Tenente João Bezerra e tropa, fez com que o famigerado bandoleiro Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e o volante Adrião, tombassem na Grota de Angico, atual Poço Redondo/SE. Era o fim do Cangaço no sertão.

Sendo a segunda personalidade mais biografada da América Latina, atrás apenas de Che Guevara. Atribui-se a Lampião/Cangaço mais de 1000 obras escritas. Muitas delas raras, caras e inacessíveis ao grande público e até mesmo pesquisadores. Neste artigo compartilho algumas das mais raras e conhecidas do mundo da pesquisa do Cangaço e que se encontram em plataformas digitais.

2011| 14ª edição - Originalmente publicada em 1953.
Para baixar Cangaceiros de José Lins do Rego, clique aqui.
1965 | 2º edição - Originalmente publicado em 1963.
Para baixar Cangaceiros e Fanáticos de Rui Facó, clique aqui.
1976 | 4ª edição.
Para baixar Cangaceiros e Fanáticos de Rui Facó, clique aqui.

2015 | 4ª edição
Para ler online, Bandidos de Eric Hobsbawn, clique aqui.

Abaixo, obras que foram contemporâneas ao fenômeno do Cangaço. Acervo digital da University of Florida (EUA).
1920
Para ler Beatos e Cangaceiros de Xavier de Oliveira, clique aqui.
1930
Para ler Os dramas dolorosos do Nordeste de Pedro Vergne de Abreu, clique aqui.
1930
Para ler Almas de Lama e de Aço de Gustavo Barrozo, clique aqui.
1935
Para ler Coiteiros de José Américo de Almeida, clique aqui.

Abaixo, uns dos texto mais antigos que se tem notícia sobre o Cangaço, o romance O Cabeleira. Acervo Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BR). 
1876
Para ler O Cabeleira de Franklin Távora, clique aqui.

Este artigo estará em constante atualização. Se souber de algum outro livro disponível em plataformas digitais sobre o Cangaço, nos envie uma mensagem que atualizaremos a lista!

ATUALIZADO EM 14/08/2019.


Leu primeiro aqui? Para referências, use:
VIEIRA, Felipe. 81 anos de Angico: obras raras sobre o Cangaço para baixar e ler. . Disponível em https://bloghistoriasertao.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano.

Comentários

  1. Frederico Pernamvucano de Melo escreveu livros sobre Lampião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sônia Lucena, foram eles: Guerreiros do Sol; Estrelas de Couro: A estética do Cangaço; Benjamin Abrahão: entre anjos e cangaceiros são o que conheço. No entanto, não estão disponível para download, essa foi a proposta do artigo, caso, saiba de algum acervo digital que disponibilize obras sobre o cangaço nos envie o link. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entre memórias e redescobertas: o destino do torno mecânico "Vaca Velha"

SÉRIE: MEMÓRIAS DA ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO Atualizado em 01/12/2023 às 09h54 Conversas com o amigo Rubério. Era um final de semana de 2021 e numa visita para fotografar as obras de arte de Mestre Rubério no seu ateliê,  localizado em frente a antiga estação de trem da Estrada de Ferro Paulo Afonso no C entro Histórico de Piranhas/AL,  Rubério rememorou sobre seu saudoso pai, Pedro Fontes de Oliveira, mais conhecido como “Pedro de Joca”, torneiro mecânico e serralheiro na oficina da EFPA (1) . A antiga oficina, hoje, é o C entro de A rtesanato Arte e Cultura que é quase vizinho a seu ateliê onde produz e comercializa suas obras em madeira: s ão Carrancas e embarcações típicas do Baixo São Francisco, como a Canoa Chata, Canoa de Tolda e Catamarãs. Também,  os navios a vapor Tupã, Tupy, Tupigy e o lendário Comendador Peixoto e não podia faltar a “maria fumaça”. Mestre Rubério, nascido Rubério de Oliveira Fontes é um piranhense octogenário, artesão da arte em madeira, talvez o úni

"Delmiro Gouveia": o enredo que fez Unidos da Tijuca campeã do carnaval do Rio.

Em homenagem ao aniversário de 104 anos de morte do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia neste 10 de outubro de 2021, o Blog rememora um dos desfiles mais lembrados e marcantes da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, mas ainda pouco conhecido pelos delmirenses. A terceira escola de samba mais antiga do Brasil, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, ou simplesmente Unidos da Tijuca, foi fundada no Rio de Janeiro em 1931. Cinco anos depois, já era campeã de um desfile oficial, com o enredo "Sonhos Delirantes".  No entanto, a partir de 1936, um jejum de vitórias é amargado por quatro décadas.  Finalmente em 1980, após 44 anos na "segunda divisão" do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca vence o carnaval desse ano, somando 95 pontos e migrando do grupo 1-B (atual grupo de acesso) para o grupo 1-A (atual grupo Especial), levando para a Marquês de Sapucaí e  para o mundo,  a história do Industrial Delmiro Gouveia.  O Jornal do Brasil destac

Exposição Mestre Rubério: um artesão de Piranhas, ainda em cartaz.

Inaugurada em 4 de janeiro de 2020, a “Exposição Fotográfica e de Objetos Mestre Rubério: um Artesão de Piranhas”, retrata a vida e obra de Rubério de Oliveira Fontes, ou simplesmente Mestre Rubério. Piranhense e último remanescente da arte naval miniaturalizada em madeira do baixo São Francisco.  A exposição é um passeio visual pelas fôrmas, formas e modos de fazer de sua arte e tem o cenário paisagístico pitoresco de piranhas e o Rio São Francisco como palco da sua trajetória artística. Detalhe da bolina da Canoa de Tolda | Créditos: Felipe Vieira Tupan | Créditos: Felipe Vieira. Na exposição, o visitante além de conhecer a história e arte do homenageado, terá a possibilidade de interagir com a estrutura, num jogo de espelhos e luz, que reproduz cenários da cidade e do rio, tal qual, aqueles vivenciados pelo artesão. Rico em imagens, o ensaio fotográfico mostra em detalhes cada parte do processo de criação ao resultado final. Embarcações famosas no Baixo São Franci