Pular para o conteúdo principal

"Delmiro Gouveia": o enredo que fez Unidos da Tijuca campeã do carnaval do Rio.

Em homenagem ao aniversário de 104 anos de morte do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia neste 10 de outubro de 2021, o Blog rememora um dos desfiles mais lembrados e marcantes da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, mas ainda pouco conhecido pelos delmirenses.

A terceira escola de samba mais antiga do Brasil, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, ou simplesmente Unidos da Tijuca, foi fundada no Rio de Janeiro em 1931. Cinco anos depois, já era campeã de um desfile oficial, com o enredo "Sonhos Delirantes". 
No entanto, a partir de 1936, um jejum de vitórias é amargado por quatro décadas. Finalmente em 1980, após 44 anos na "segunda divisão" do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos da Tijuca vence o carnaval desse ano, somando 95 pontos e migrando do grupo 1-B (atual grupo de acesso) para o grupo 1-A (atual grupo Especial), levando para a Marquês de Sapucaí e para o mundo, a história do Industrial Delmiro Gouveia. 
O Jornal do Brasil destacou que os desfiles daquela noite começaram com algum atraso por causa das chuvas fortes e conseguente pouco público, além de confusões nos bastidores que atrasaram uma das escolas em mais de 1h. Mas que o melhor ficou para o final.
Jornal do Brasil, 20/02/1980. Ed. 304.
A Unidos da Tijuca foi 12ª escola a desfilar, a última a sair na avenida Marquês de Sapucaí naquele 18/02/1980, às 8h da manhã. Mesmo assim, o desfile é considerado antológico e o samba enredo é considerado um dos melhores da história da escola.
Fred Sabino escreveu no Blog Ouro de Tolo que o desfile "No Grupo 1B, o destaque absoluto foi o espetacular desfile da Unidos da Tijuca, com o enredo homenageando Delmiro Gouveia". Em outro artigo do mesmo blog que destaca os 10 maiores desfiles da Unidos da Tijuca, Pedro Migão que assina o texto, coloca o "Delmiro Gouveia" daquele 1980 como o quinto maior de todos! Jornais e críticos da época destacam que o desfile da Unidos da Tijuca foi, não somente o melhor daquele grupo 1-B, mais de todo o carnaval! Na TVE, foi possível ouvir a empolgação dos apresentadores durante a transmissão. A TV Educativa (TVE) cobriu de forma ininterrupta mais de 80h diretas de transmissão do carnaval daquele ano.
Capa Revista Manchete
Revista Manchete, 1980. Ed. 1.455. Acervo: Felipe Vieira.
Acima, edição da extinta revista Manchete, que contem matéria sobre a participação da Unidos da Tijuca naquele ano com reportagem de Luis Carlos de Assis e fotos de Raimundo Costa.
 
Revista Manchete, 1980.

Comissão de frente: "Os Coronéis do Sertão". Foto: Raimundo Costa,1980. 

Comissão de frente e o carro abre-alas. Foto: Raimundo Costa,1980
Nem na matéria da Revista Manchete, nem no próprio site institucional da escola de samba, foi possível localizar informações sobre as alas e os carros alegóricos, elementos que ajudam a contar a história do homenageado. A lista a seguir foi feita de acordo com o cruzamento de dados dos narradores das transmissões da TV Globo e da TVE disponíveis no YouTube, conseguiu-se identificar as alas: "sinaleiros da marcha bomba", "crianças da estação", "boiadeiros e criadores de cabras", "teatro de revistas", "banho de mar", "carro de boi", "colhedoras de algodão", "salva vidas e os banhistas", "baianas", "incendiários", "Rei e rainha do maracatu" (destaques), "maracatu", "o fogo" e "a volante".

Mestra-sala e porta bandeira: Foto: Raimundo Costa, 1980.
A identificação dos carros alegóricos seguiu a mesma tática:
1º Carro alegórico abre-alas representando Delmiro à cavalo (nome não identificado);
2° Carro alegórico representando carros de boi (nome não identificado);
3° Carro alegórico "baile da passagem do século";
4° Carro alegórico "Mercado Modelo";
3º Carro alegórico "Karrancas do São Francisco";
4º Carro alegórico Eulina. (alusão a filha do governador que fugiu com Delmiro;
5° Carro alegórico "progresso chega ao sertão", simbolizando Angiquinho;
6º Carro alegórico representando a morte de Delmiro (nome não identificado).

Ritmistas. Foto: Raimundo Costa, 1980

Passista. Foto: Raimundo Costa, 1980
Quando surgiu a ideia que publicar esse artigo, tentou-se contato por e-mail com a Unidos da Tijuca, solicitando fotos desse desfile. Para minha surpresa, eles responderam que não possuem no acervo. Também buscamos contactar o carnavalesco Renato Lage (ainda na ativa) via escola de samba e via redes sociais, mas também sem sucesso.
 
Curiosidades
-A escola tirou nota máxima em todos os quesitos, menos na bateria, justamente uns dos itens mais elogiados pela crítica, principalmente no que se referiu a cadência.
-Um dos maiores carnavalescos do Brasil Renato Lage, estreava nesse desfile com 31 anos.
-Neguinho da Beija-flor que se notabilizou como puxador oficial por décadas da Beija-flor de Nilópolis, foi o puxador oficial nesse desfile da Unidos da Tijuca. 

Ficha Técnica:
Enredo: "Delmiro Gouveia" de Paulo Cesar Cardoso, Laída e Chocolate;
Carnavalescos: Renato Lage e Paulo César Cardoso;
Direção de harmonia: Laíla e Salviano;
Direção da Bateria: Daniel;
Intérprete: Nadinho da Ilha (na gravação); Neguinho da Beija-Flor (no desfile);
Samba: Adauto Magalha, Adriano, Clomar e Ronaldo;
Posição: 1º lugar Grupo 1-B (atual Grupo de Acesso);
Componentes: 1400;
Ritmistas: 130.

Transmissão TV Globo.

Transmissão TVE.

Samba enredo "Delmiro Gouveia" com letra.
Referências:
https://www.unidosdatijuca.com.br/a-escola/a-historia/
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2017/02/1980-desfile-epico-sambas-historicos-e-tres-campeas-num-ano-de-regulamento-confuso/
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2016/02/top-10-unidos-da-tijuca-por-pedro-migao/
http://www.pedromigao.com.br/ourodetolo/2017/02/1980-desfile-epico-sambas-historicos-e-tres-campeas-num-ano-de-regulamento-confuso/
https://www.galeriadosamba.com.br/escolas-de-samba/unidos-da-tijuca/1980/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidos_da_Tijuca#:~:text=Possui%204%20t%C3%ADtulos%20de%20campe%C3%A3,%2C%202010%2C%202012%20e%202014.
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&Pesq=%22Unidos%20da%20tijuca%22&pagfis=2530
https://archive.fo/bMcwg
http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_10&Pesq=%22Unidos%20da%20tijuca%22&pagfis=2385

Viu primeiro aqui? Para referências, use: 
VIEIRA, Felipe. "Delmiro Gouveia": o enredo que fez  Unidos da Tijuca campeã do carnaval do Rio. Disponível em https://bloghistoriasertao.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano.

Comentários

  1. Amo carnaval e não tinha esse conhecimento.
    Que alegria saber que Delmiro Gouveia também já foi samba!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entre memórias e redescobertas: o destino do torno mecânico "Vaca Velha"

SÉRIE: MEMÓRIAS DA ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO Atualizado em 01/12/2023 às 09h54 Conversas com o amigo Rubério. Era um final de semana de 2021 e numa visita para fotografar as obras de arte de Mestre Rubério no seu ateliê,  localizado em frente a antiga estação de trem da Estrada de Ferro Paulo Afonso no C entro Histórico de Piranhas/AL,  Rubério rememorou sobre seu saudoso pai, Pedro Fontes de Oliveira, mais conhecido como “Pedro de Joca”, torneiro mecânico e serralheiro na oficina da EFPA (1) . A antiga oficina, hoje, é o C entro de A rtesanato Arte e Cultura que é quase vizinho a seu ateliê onde produz e comercializa suas obras em madeira: s ão Carrancas e embarcações típicas do Baixo São Francisco, como a Canoa Chata, Canoa de Tolda e Catamarãs. Também,  os navios a vapor Tupã, Tupy, Tupigy e o lendário Comendador Peixoto e não podia faltar a “maria fumaça”. Mestre Rubério, nascido Rubério de Oliveira Fontes é um piranhense octogenário, artesão da arte em madeira, talvez o úni

Exposição Mestre Rubério: um artesão de Piranhas, ainda em cartaz.

Inaugurada em 4 de janeiro de 2020, a “Exposição Fotográfica e de Objetos Mestre Rubério: um Artesão de Piranhas”, retrata a vida e obra de Rubério de Oliveira Fontes, ou simplesmente Mestre Rubério. Piranhense e último remanescente da arte naval miniaturalizada em madeira do baixo São Francisco.  A exposição é um passeio visual pelas fôrmas, formas e modos de fazer de sua arte e tem o cenário paisagístico pitoresco de piranhas e o Rio São Francisco como palco da sua trajetória artística. Detalhe da bolina da Canoa de Tolda | Créditos: Felipe Vieira Tupan | Créditos: Felipe Vieira. Na exposição, o visitante além de conhecer a história e arte do homenageado, terá a possibilidade de interagir com a estrutura, num jogo de espelhos e luz, que reproduz cenários da cidade e do rio, tal qual, aqueles vivenciados pelo artesão. Rico em imagens, o ensaio fotográfico mostra em detalhes cada parte do processo de criação ao resultado final. Embarcações famosas no Baixo São Franci