Sede Museu do Sertão |
Localizado no Centro Histórico de Piranhas/AL, à 266 km de Maceió e 217 km de Aracaju/SE, o Museu do Sertão existe desde 1982. É administrado pelo município e funciona numa charmosa estação ferroviária da antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso, construída do final do século XIX em estilo Neoclássico.
Detalhes arquitetônicos da fachada |
A exposição permanente do museu é autoexplicativa, os eixos temáticos do seu acervo contam de peças antigas de uso cotidiano do sertanejo; História do Cangaço; manifestações culturais e religiosa. Seu acervo conta atualmente com 204 itens catalogados.
Alguns dos itens do cotidiano sertanejo |
Cangalha com Caçuá |
Roda de locomotiva
Detalhe de fragmento dos trilhos |
Pregos utilizados para fixação dos trilhos. No detalhe, prego "Cabeça de Cachorro", "Asa de Barata" e Tirefão. |
Alguns dos itens sobre o Cangaço |
O museu também recebe doações de itens para seu acervo, o mais recente foi de seu Antônio Capistrano Neto, que doou um anel pertencente a Lampião em abril/2018.
![]() |
Anel pertencente a Lampião | Crédito: Tribuna Independente |
Na saída do museu vale a pena conferir algumas estruturas ainda preservadas que faziam parte do complexo do recinto da ferrovia, hoje com suas funções alteradas, sendo eles: a Torre do Relógio, um dos principais símbolos da cidade, antiga Caixa D'água; Centro de Artesanato, antiga oficina das locomotivas; Clube Social e Auditório, antigo depósito de sal; Ruínas de colunas em pedra, antiga garagem das locomotivas.
***
Para ver e saber mais, visite o Museu do Sertão!Funcionamento:
Terça à domingo - das 8h às 17h
Entrada: R$ 3,00 (inteira). Estudantes pagam meia, maiores de 60 anos são isentos, assim como crianças menores de 7 anos.
Restrições e proibições:
O museu fica as margens do Rio São Francisco, devido a isso, entrar em trajes de banho, sem camisa, com bebidas e alimentos são proibidos, assim como tocar nas peças.
***
Para sabe mais sobre a Estrada de Ferro Paulo Afonso:MORAES, Eduardo José de. O Rio São Francisco e a Estrada de Ferro de Paulo Affonso. Piranhas: Tip. da Locomotiva, 1882;
BONFIM, Luiz Ruben F. A. Estrada de Ferro Paulo Afonso: sua origem. Paulo Afonso: Graf Tech. v.2, 2007;
SILVA, Davi Roberto Bandeira da. A construção da Estrada de Ferro Paulo Afonso: fotografia e História. IHGA: Maceió, 2012;
EDMUNDSON, Willian. A Gretoeste: a história da rede ferroviária Great Western of Brazil. João Pessoa: Ideia, 2016.
Leu primeiro aqui? Para referências, use:
VIEIRA, Felipe. serie-conhecendo-os-museus-do-sertao-museu-do-sertao. Disponível em https://bloghistoriasertao.blogspot.com. Acesso em: dia, mês e ano.
Comentários
Postar um comentário